IEBP - 60ANOS - FUNDO2.png

QUEM SOMOS

Somos uma igreja cristã evangélica, de denominação Baptista, filiada na Convenção Baptista Portuguesa e na Aliança Evangélica Portuguesa. Temos a Bíblia como única regra de fé e prática, e acreditamos na salvação pela graça através da fé, em Jesus como único Salvador e único mediador entre Deus e os Homens. Somos uma igreja de governo congregacional, acreditamos no sacerdócio universal de todos os crentes e na separação da Igreja do Estado.

A NOSSA VISÃO

Partindo do princípio que só é cristão, aquele que restaurou o seu relacionamento com Deus, entregando a sua vida a Jesus, vemos a igreja como uma comunidade de relacionamentos saudáveis, vividos à semelhança do relacionamento que Jesus tem com o Pai e com os seus discípulos. Relacionamentos baseados num compromisso de amor, revelado numa vivência de comunhão, paz, união e de edificação mútua.

Entendemos que uma sociedade saudável é o reflexo de famílias saudáveis, por isso estamos empenhados em ser uma comunidade que vive como família de famílias em apoio mútuo para testemunho no mundo e Glória de Deus.

A NOSSA MISSÃO

A missão da IEBP é engrandecer o nome de Deus e a obra salvífica de Cristo. Entendemos que este propósito se alcança pela vivência e proclamação do evangelho de Cristo de uma maneira relevante e contextualizada. Viver o evangelho na sua plenitude implica passar pela experiência da conversão a Cristo e viver como seu discípulo. A proclamação do evangelho é mais eficaz na medida em que der resposta às necessidades integrais do ser humano. De acordo com a grande comissão que Jesus deixou à sua igreja em Mateus 28: 18 a 20, entendemos que a nossa responsabilidade começa no nosso contexto mais próximo, a família, e estende-se até aos confins da Terra, procurando alcançar todos com a mensagem do amor de Deus, independentemente da raça, sexo, idade, condição social ou qualquer outro aspecto.

A NOSSA FÉ

Cremos em um só Deus, criador de todas as coisas. Sendo um manifesta-se em três pessoas distintas – Pai, Filho e Espírito Santo.

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, sendo para nós a única regra de Fé e de Conduta. Reconhecemos a sua infalibilidade, inerrância e suprema autoridade.

Cremos que somos salvos pela Graça, mediante a Fé na obra redentora de Cristo na cruz. O seu sacrifício é único e suficiente para redimir o Homem pecador.

Cremos que a Igreja é composta por crentes regenerados pelo poder do Espírito Santo.

Cremos que o baptismo só deve ser ministrado a quem conscientemente e de livre vontade confessa Cristo como seu Salvador.

Cremos na segunda vinda de Jesus e na ressurreição dos crentes que com Ele viverão e reinarão eternamente.

A NOSSA HISTÓRIA

As igrejas baptistas são uma das maiores denominações protestantes com origem na reforma do século XVI. Em Portugal, os primeiros cristãos baptistas, surgem na cidade do Porto, no final do século XIX. A Igreja Evangélica Baptista da Parede surgiu da visão missionária da Primeira Igreja Baptista de Lisboa, pastoreada, na altura, pelo Pastor Paulo Torres, que em 1961 inicia reuniões num lar em Sassoeiros. Este grupo viria a ser liderado pelo missionário americano Samuel Douglas Faircloth, vindo a mudar-se posteriormente para a Parede onde viria a organizar-se como Igreja Evangélica Baptista da Parede em 14 de Março de 1963. Ao longo da sua história deu origem às igrejas baptistas de Tires, Oeiras, Cascais, Santo António dos Cavaleiros, Vida Nova, em Outeiro de Polima e Estoril. Além destas igrejas, tem colaborado na abertura de várias igrejas em outras localidades do nosso país, mantendo a visão missionária que a tem caracterizado desde a sua fundação.

VISÃO
MISSÃO
LIDERANÇA
A NOSSA LIDERANÇA
IMG_8149_edited_edited_edited.jpg

Secretário

Filipe Miguel da Glória e Silva

IMG_8143_edited_edited.jpg

Presidente / Pastor

José Santana Ramos

IMG_8126_edited.jpg

Tesoureiro

Nuno Alves

IMG_8120_edited_edited.jpg

Vogal

Márcio Matozinhos dos Anjos

IMG_8128_edited_edited.jpg

Vogal

Kenneth Gordon Best

CONSELHO DE OBREIROS

O Conselho de Obreiros é um órgão colegial responsável por programar e dirigir toda a vida da igreja. É composto pelos membros da Direcção da Igreja e pelos responsáveis de cada ministério da igreja.